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Técnico em Multimeios Didáticos
Subsequente | EaD

Inscrições Encerradas

em 20/07/2025

Próximas Etapas

O curso Técnico em Multimeios Didáticos (que nós carinhosamente chamamos de TMD) é ofertado pelo Cefor na modalidade a distância, com atividades presenciais semanais obrigatórias previamente agendadas. 

Enquadrado no eixo tecnológico “Desenvolvimento Educacional e Social” do Catálogo Nacional de Cursos Técnicosestrutura-se em 1200h distribuídas em 3 semestres. O curso é formado por disciplinas baseadas em uma proposta educacional inclusiva e inovadora para que você possa construir conhecimentos, saberes e competências profissionais necessárias no mercado de trabalho e na sociedade.

Inscrições Encerradas

em 20/07/2025

Próximas Etapas

Modalidade:

Na Educação a Distância (EaD), você tem mais autonomia e flexibilidade para escolher os dias e horários em que vai estudar, além de poder definir o local e a duração dos seus períodos de estudo. Nos momentos on-line, você tem acesso a conteúdos e tarefas mediadas e acessíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nos encontros presenciais, sempre agendados com antecedência, você tem acesso a professores qualificados, uma equipe técnica preparada para lhe dar o suporte que precisar e uma estrutura física totalmente planejada para fazer com que você se sinta em casa!

Requisitos para participação no curso:

Áreas temáticas:

No eixo tecnológico ”Desenvolvimento educacional e social”, no qual o curso está inserido, você não estuda apenas conteúdos técnicos afins às disciplinas que o compõem: você obtém conhecimentos diversos e contextualizados que transformam a realidade!

Ao longo do curso Técnico em Multimeios Didáticos, você se conecta com áreas de conhecimento variadas que certamente irão expandir os seus horizontes.

Áreas temáticas do curso

O que você vai aprender:

Para nós, a teoria e a prática andam lado a lado. Por isso, o curso oferece 19 disciplinas com temas variados e, ao mesmo tempo, interligados: exatamente o que você vai precisar quando estiver atuando em escolas, centros de formação profissional, associações comunitárias, redes de ensino, etc.

Módulo I

Módulo II

Módulo III

Concepções e legislação em EaD. Pressupostos teóricos básicos na EaD. Breve histórico da EaD no mundo e no Brasil. Organização de estudos para a modalidade a distância. Autonomia do aluno. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Moodle.

Computação em Nuvem. Google Drive, Google Docs e seus recursos (Documentos, Planilhas, Formulários, Apresentações, Sites). Recursos de pesquisa do Google (Google Acadêmico/Scholar). Mapas Mentais. Ferramentas de Autoria.

A comunicação e expressão das informações: leitura e interpretação, mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O processo da comunicação e funções da linguagem. O signo linguístico: os sentidos das palavras e expressões. Níveis de linguagem e registro formal. A construção do texto: formas textuais e seleção vocabular. Organização do pensamento: causas e consequências. Prática de elaboração de textos técnicos: modelos de documentos oficiais educacionais. Aspectos da revisão gramatical de acordo com o nível formal da Língua Portuguesa.

As condições de emergência dos fenômenos e práticas psicológicas no campo da educação.
Desenvolvimento, aprendizagem e tecnologia. Aspectos psicossociais que interferem no processo de escolarização dos sujeitos. Questões atuais na interface psicologia e educação: patologização da educação, violência e exclusão na escola, inclusão e direitos humanos.

Ciberespaço, cibercultura e educação 4.0. Interação e interatividade. Trabalho colaborativo/cooperativo na educação. Comunidade virtual de aprendizagem. Aprendizagem móvel. Redes Sociais na internet. Relações entre Tecnologia e Inovação na Educação.

Educação, inclusão e mudança de paradigmas nas sociedades. Diversidade na escola atual. Marcos legais da educação inclusiva em momentos históricos diferenciados; Identidade, diferença, diversidade e barreiras atitudinais. Alunos com necessidades específicas: deficiências, transtornos e altas habilidades. Práticas pedagógicas inclusivas e o uso de tecnologias: adequações curriculares e metodológicas.

Processo histórico-educacional do indivíduo surdo: história e processos de escolarização. Concepções sobre a surdez: o olhar clínico e o cultural sobre a surdez. Direitos legais dos indivíduos surdos. Acessibilidade e direitos linguísticos/culturais dos surdos. A Língua Brasileira de Sinais. A Libras nos múltiplos contextos de comunicação.

Multimeios e processos educativos: o que são Multimeios; Multimeios e TI. Propostas pedagógicas com Multimeios (Ensino/Aprendizagem). Diferentes formas de linguagem. Reflexões sobre o uso de multimeios no processo de construção de aprendizagem: contextualização e recursos de multimeios na escola. Multimeios como apoio ao ensino e aprendizagem.

Conceito de jogos, seus aspectos históricos e culturais. O jogo no contexto educacional. Gamificação. Desenvolvimentos de jogos educativos.

Conceitos básicos e termos técnicos em SMS. Normas Regulamentadoras (NR). Secretaria do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho. Acidentes de trabalho e riscos ocupacionais. Princípios da educação ambiental. Produção e resíduos tecnológicos: utilização de recursos naturais e formas de minimizar os impactos ambientais. Saúde ocupacional e estratégias para prevenção de doenças. Ergonomia: relações entre homem e ambiente de trabalho.

Currículo e práticas pedagógicas. O estudo das tendências metodológicas em educação. Planejamento e organização do trabalho pedagógico. Recursos tecnológicos para apoio ao processo de ensino.

Tendências e desafios das tecnologias educacionais. Software Educacional e Objetos de Aprendizagem. Avaliação de Software Educacional e Objetos de Aprendizagem. O uso inovador de softwares na educação. Laboratórios de tecnologias.

Produções enunciativas em Libras nos contextos cotidiano, educacional e tecnológico. Vocabulário da Libras nos contextos cotidiano, educacional e tecnológico. Aspectos gramaticais da Libras aplicados aos contextos cotidiano, educacional e tecnológico. O uso de recursos tecnológicos para a comunicação em Libras. A escrita de sinais (SignWriting).

Ética e Moral. Reflexão crítica acerca da ética e moralidade na educação. A lei e a ética. Ética individual e ética coletiva. Princípios éticos. Ética da convicção e da responsabilidade. Comportamentos éticos no ambiente organizacional. Ética: conceito filosófico e debate. O homem e a relação com o trabalho. Código de ética profissional e a contemporaneidade. Princípios éticos para cursos presenciais e a distância aplicáveis à educação. O direito à educação. Problemas e desafios da educação brasileira. Políticas educacionais brasileiras. PNE: definição e legislação relacionada.

Fundamentos do Design Educacional. Tipos de materiais digitais. Modelos de
desenvolvimento de materiais digitais. Avaliação de material digital. Ferramentas de autoria.
Direitos Autorais.

Conceitos básicos de empreendedorismo. Histórico do empreendedorismo. Contextos do empreendedorismo: empresarial, corporativo, público e social. Comportamento empreendedor: armadilhas e fatores de sucesso. Ambiente empreendedor: valores emergentes e oportunidades. Cenário do empreendedorismo no Brasil. Processo empreendedor: fases e desafios. Temas relevantes: inovação, desenvolvimento sócio- econômico. Micro e pequenas empresas (MPE). Plano de negócios e ferramentas tecnológicas para sua construção.

Conceitos relacionados à inclusão e acessibilidade. O princípio inclusivo da acessibilidade. Tipos de acessibilidade: Tecnologia Assistiva, Acessibilidade em documentos digitais, Design Universal e Universal Design for Learning. A importância da mediação pedagógica no processo de aprendizagem. Uso das tecnologias na produção de materiais digitais acessíveis.

Educação formal, não formal e informal; Espaços educativos informais, formais e não formais; Territórios educativos e Cidades Educadoras; Experiências pedagógicas em espaços escolares e não escolares mediadas por tecnologia. Educação não formal e a participação da sociedade civil nos processos educativos.

Metodologias Ativas de aprendizagem: Aprendizagem centrada no aluno; Aprendizagem colaborativa; Aprendizagem baseada em problemas/Projeto (PBL); Ensino Híbrido e Sala de aula invertida; Peer Instruction (PI); Avaliação por pares e método do caso.

Módulo I

Concepções e legislação em EaD. Pressupostos teóricos básicos na EaD. Breve histórico da EaD no mundo e no Brasil. Organização de estudos para a modalidade a distância. Autonomia do aluno. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Moodle.

Computação em Nuvem. Google Drive, Google Docs e seus recursos (Documentos, Planilhas, Formulários, Apresentações, Sites). Recursos de pesquisa do Google (Google Acadêmico/Scholar). Mapas Mentais. Ferramentas de Autoria.

A comunicação e expressão das informações: leitura e interpretação, mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O processo da comunicação e funções da linguagem. O signo linguístico: os sentidos das palavras e expressões. Níveis de linguagem e registro formal. A construção do texto: formas textuais e seleção vocabular. Organização do pensamento: causas e consequências. Prática de elaboração de textos técnicos: modelos de documentos oficiais educacionais. Aspectos da revisão gramatical de acordo com o nível formal da Língua Portuguesa.

As condições de emergência dos fenômenos e práticas psicológicas no campo da educação. Desenvolvimento, aprendizagem e tecnologia. Aspectos psicossociais que interferem no processo de escolarização dos sujeitos. Questões atuais na interface psicologia e educação: patologização da educação, violência e exclusão na escola, inclusão e direitos humanos.

Ciberespaço, cibercultura e educação 4.0. Interação e interatividade. Trabalho colaborativo/cooperativo na educação. Comunidade virtual de aprendizagem. Aprendizagem móvel. Redes Sociais na internet. Relações entre Tecnologia e Inovação na Educação.

Educação, inclusão e mudança de paradigmas nas sociedades. Diversidade na escola atual. Marcos legais da educação inclusiva em momentos históricos diferenciados; Identidade, diferença, diversidade e barreiras atitudinais. Alunos com necessidades específicas: deficiências, transtornos e altas habilidades. Práticas pedagógicas inclusivas e o uso de tecnologias: adequações curriculares e metodológicas.

Módulo II

Processo histórico-educacional do indivíduo surdo: história e processos de escolarização. Concepções sobre a surdez: o olhar clínico e o cultural sobre a surdez. Direitos legais dos indivíduos surdos. Acessibilidade e direitos linguísticos/culturais dos surdos. A Língua Brasileira de Sinais. A Libras nos múltiplos contextos de comunicação.

Multimeios e processos educativos: o que são Multimeios; Multimeios e TI. Propostas pedagógicas com Multimeios (Ensino/Aprendizagem). Diferentes formas de linguagem. Reflexões sobre o uso de multimeios no processo de construção de aprendizagem: contextualização e recursos de multimeios na escola. Multimeios como apoio ao ensino e aprendizagem.

Conceito de jogos, seus aspectos históricos e culturais. O jogo no contexto educacional. Gamificação. Desenvolvimentos de jogos educativos.

Conceitos básicos e termos técnicos em SMS. Normas Regulamentadoras (NR). Secretaria do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho. Acidentes de trabalho e riscos ocupacionais. Princípios da educação ambiental. Produção e resíduos tecnológicos: utilização de recursos naturais e formas de minimizar os impactos ambientais. Saúde ocupacional e estratégias para prevenção de doenças. Ergonomia: relações entre homem e ambiente de trabalho.

Currículo e práticas pedagógicas. O estudo das tendências metodológicas em educação. Planejamento e organização do trabalho pedagógico. Recursos tecnológicos para apoio ao processo de ensino.

Tendências e desafios das tecnologias educacionais. Software Educacional e Objetos de Aprendizagem. Avaliação de Software Educacional e Objetos de Aprendizagem. O uso inovador de softwares na educação. Laboratórios de tecnologias.

Módulo II

Produções enunciativas em Libras nos contextos cotidiano, educacional e tecnológico. Vocabulário da Libras nos contextos cotidiano, educacional e tecnológico. Aspectos gramaticais da Libras aplicados aos contextos cotidiano, educacional e tecnológico. O uso de recursos tecnológicos para a comunicação em Libras. A escrita de sinais (SignWriting).

Ética e Moral. Reflexão crítica acerca da ética e moralidade na educação. A lei e a ética. Ética individual e ética coletiva. Princípios éticos. Ética da convicção e da responsabilidade. Comportamentos éticos no ambiente organizacional. Ética: conceito filosófico e debate. O homem e a relação com o trabalho. Código de ética profissional e a contemporaneidade. Princípios éticos para cursos presenciais e a distância aplicáveis à educação. O direito à educação. Problemas e desafios da educação brasileira. Políticas educacionais brasileiras. PNE: definição e legislação relacionada.

Fundamentos do Design Educacional. Tipos de materiais digitais. Modelos de desenvolvimento de materiais digitais. Avaliação de material digital. Ferramentas de autoria. Direitos Autorais.

Conceitos básicos de empreendedorismo. Histórico do empreendedorismo. Contextos do empreendedorismo: empresarial, corporativo, público e social. Comportamento empreendedor: armadilhas e fatores de sucesso. Ambiente empreendedor: valores emergentes e oportunidades. Cenário do empreendedorismo no Brasil. Processo empreendedor: fases e desafios. Temas relevantes: inovação, desenvolvimento sócio- econômico. Micro e pequenas empresas (MPE). Plano de negócios e ferramentas tecnológicas para sua construção.

Conceitos relacionados à inclusão e acessibilidade. O princípio inclusivo da acessibilidade. Tipos de acessibilidade: Tecnologia Assistiva, Acessibilidade em documentos digitais, Design Universal e Universal Design for Learning. A importância da mediação pedagógica no processo de aprendizagem. Uso das tecnologias na produção de materiais digitais acessíveis.

Educação formal, não formal e informal; Espaços educativos informais, formais e não formais; Territórios educativos e Cidades Educadoras; Experiências pedagógicas em espaços escolares e não escolares mediadas por tecnologia. Educação não formal e a participação da sociedade civil nos processos educativos.

Metodologias Ativas de aprendizagem: Aprendizagem centrada no aluno; Aprendizagem colaborativa; Aprendizagem baseada em problemas/Projeto (PBL); Ensino Híbrido e Sala de aula invertida; Peer Instruction (PI); Avaliação por pares e método do caso.

Quem acompanha você:

Professores, intérpretes de Libras, bibliotecária, assistentes sociais e coordenadores de setores: temos excelentes profissionais para acompanhar você de pertinho durante toda a sua jornada no curso Técnico em Multimeios Didáticos. Para conferir o currículo de cada um deles, basta clicar nas fotos.

Por que escolher o Cefor?

Uma das características da EaD do Cefor é a metodologia aplicada por pessoas, para pessoas. É por isso que você é acompanhado bem de perto por professores sempre atentos às novidades educacionais, além de ter a sua disposição atendimento especializado, como o realizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Esteja você no conforto da sua casa ou nas nossas salas de aula presenciais, temos muito a lhe oferecer neste curso para sua formação profissional:

Vantagens da EaD no Cefor

O que dizem os egressos:

Participar do curso foi maravilhoso para minha carreira na educação. Com tudo que aprendi, é muito mais rápido e fácil montar as atividades e tornar a aula mais prazerosa. Uso na prática tudo que aprendi durante o curso, além de ser um ambiente espetacular e os professores serem os melhores, todos extremamente dedicados a que todos realmente aprendam os conteúdos. Amei demais ser parte da família Cefor.



Damiani D. G. Alvarenga
O TMD do Cefor foi a virada na minha formação profissional e acadêmica. Aprendi tecnologias que transformaram meu dia a dia e minha prática docente. Mais que conteúdos, ganhei mentores e amigos. O Ifes, especialmente o Cefor, virou minha referência por causa do TMD. Hoje, atuo como professora voluntária do Cefor e sonho lecionar um dia no TMD. Foi mais transformador que meu mestrado. Que mais educadores tenham essa chance única e aproveitem cada momento desses 3 semestres de muitas coisas novas!
Talita M. L. Tanes
Fui aluno do curso técnico em Multimeios Didáticos pelo Cefor entre os anos de (2023-2024). Durante as aulas, aprendi sobre recursos digitais aplicados à educação, além de ferramentas que promovem acessibilidade de pessoas com deficiência, como transcrição de áudios, leitores de tela, projeções de locução e edições dinâmicas, contribuindo para uma aprendizagem mais inclusiva.



Hawany N. E. Maranhão

Processo de seleção

Se você já decidiu que o curso Técnico em Multimeios Didáticos é para você, preste atenção nos nossos processos seletivos. Nós oferecermos 80 vagas anualmente (40 a cada semestre) e os editais para novos alunos são publicados no site do Cefor e no site do Ifes entre os meses de março e abril ou agosto e outubro.

A inscrição no curso é gratuita e é feita totalmente on-line.

Etapas do processo seletivo

FAQ

Em termos gerais, a diferença está na formação prévia. 

No caso dos cursos técnicos concomitantes, o aluno tem apenas o ensino fundamental completo e cursa o ensino médio associado ao técnico. 

No caso dos cursos técnicos subsequente, como o Técnico em Multimeios Didáticos, a matrícula só é efetivada se o aluno comprovar que já concluiu o ensino médio.

A entrada no curso se dá por processo seletivo e ela ocorre 2 vezes por ano: não há data fixa, mas os editais costumam ser publicados entre os meses de março e abril ou agosto e outubro. As inscrições são feitas on-line, diretamente no site do Cefor e no site do Ifes.

Caso não haja nenhum processo seletivo aberto, você pode se cadastrar no box no início desta página para ser avisado(a) quando algum novo edital foi publicado.

Sim! O curso requisito mínimo é que você tenha concluído o ensino médio, mas não há limite máximo para sua formação prévia. Ou seja, mesmo que você já tenha graduação e/ou pós-graduação, será bem-vindo(a)!

Não. Embora o curso Técnico em Multimeios Didáticos seja ofertado a distância via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), existem atividades presenciais obrigatórias realizadas no Cefor, no turno noturno, uma ou duas vezes por semana. Essa carga horária presencial equivale a 20% do curso e é determinada pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT, 4a Edição, 2021). 

O calendário com as datas das aulas presenciais sempre é disponibilizado para os alunos logo no primeiro dia do curso justamente para facilitar a organização de quem trabalha, faz outro curso ou possui compromissos familiares com horário fixo.

As aulas presenciais podem ocorrer em qualquer dia da semana: se forem agendadas entre segunda a sexta-feira, as aulas ocorrerão à noite; se forem no sábado, na parte da manhã. É possível ter mais de uma aula em uma mesma semana, mas fique tranquilo(a): você sempre será avisado(a) com antecedência. 

Não. Quando não há aula presencial, os conteúdos são gravados e disponibilizados na sala virtual para que você possa acessá-los no horário e no dia em que forem mais convenientes para você. 

Um pouco das duas situações. Cada módulo possui 6 disciplinas, mas cursar todas elas ao mesmo tempo não seria muito produtivo. Por isso, cada módulo é dividido em 2 blocos, cada qual com 3 disciplinas sendo ofertadas simultaneamente. Cada bloco tem duração média de 2 meses. Exemplo: 

– Módulo I, Bloco 1: de 06/02/2024 a 15/04/2024

– Módulo I, Bloco 2: de 16/04/2024 a 24/06/2024.

Assim que você concluir o curso, a Secretaria Acadêmica já inicia os trâmites de diplomação sem que você precise formalizar o pedido de emissão do diploma. Esse processo demora, em média, 180 dias.

Caso necessite de uma declaração de conclusão enquanto aguarda o diploma, basta solicitar pelo e-mail sa.cefor@ifes.edu.br, informando nome completo, curso, matrícula e/ou CPF. O documento será enviado para você em até 7 dias úteis.

Para mais informações, entre em contato:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Cursos Mooc relacionados:

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